Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

5º Arquifes N/NE

Acessos: 1126
NOTA
 
Diante da pandemia anunciada do Coronavírus, ou Covid-19, segundo prescrições da Organização Mundial da Saúde, face os termos da  Portaria nº 221/2020, e pensando não somente prevenir e preservar a integridade da saúde da nossa comunidade arquivística, mas também preocupados com a segurança e o bem-estar das famílias dos participantes e de todos que nos cercam. A Comissão Organizadora do 5 Arquifes N/NE comunica o ADIAMENTO provisório do fórum, até tenhamos novo informe.

Tão logo passe esse novo mal, que aflige toda a humanidade e que, segundo, projeções técnicas da área da saúde, tende a alastrar-se vertiginosamente no hemisfério Sul, igual vem ocorrendo no hemisfério Norte, anunciaremos a nova data para juntos celebrarmos o tão esperado encontro.
 
A (re)configuração dos documentos arquivísticos nas IFES: política, transformação e desafios será a tônica de sua quinta edição, e representará mais uma oportunidade de registrar a consolidação do conhecimento e de experiência, sobretudo, na esfera dos arquivos das IFES, sem descuidar de tratar de esclarecer tudo o que o que você precisa saber a respeito de temas abrangentes e atuais direcionados a assuntos do âmbito da Arquivologia. Além de conhecer as boas práticas empregadas pelos arquivistas em seus ambientes de atuação, práticas essas socializadas por meio de conversas informais, das comunicações orais e das oficinas que ocorrerão durante o evento. Essas ações promoverão o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais e da comunidade acadêmica, apoiando o ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Para tanto, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), vinculado à Pró-Reitora de Extensão (PROEX), pela primeira vez, sediará o V Fórum Regional de Arquivista das Instituições Federais de Ensino Superior das regiões norte e nordeste do país (V ARQUIFES N/NE). Será um espaço para reflexões e debates, objetivando buscar soluções para os diferentes problemas supracitados.
 
 
 
HISTÓRICO FÓRUM REGIONAL ARQUIFES - NORTE NORDESTE

O Fórum Regional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior da região Norte/Nordeste (ARQUIFES N/NE) foi consolidado de acordo com a Resolução nº 3, da Carta de Goiânia, aprovada pelos arquivistas no I Encontro Nacional de Arquivistas das IFES (ENARQUIFES) em 2009 na Universidade Federal de Goiás.
Realizado periodicamente antes dos Encontros Nacionais, o Fórum Regional possibilita aos arquivistas e técnicos em arquivo das IFES desta região, debater e formular políticas arquivísticas, compartilhar informações, debater temas mais sensíveis às demandas profissionais, fortalecer a articulação entre os arquivistas e técnicos em arquivo, bem como aproximar esses profissionais, dos mais diversos estados da região norte e nordeste, inclusive de outras regiões.
A realização do I ARQUIFES na região Nordeste foi uma iniciativa pioneira. Construída de forma coletiva por uma comissão composta por Renato Motta (UFRPE), Marcela Gonçalves (UFERSA), Eraldo Bezerra (UFPE), Claudio Rodrigues (UFBA), Solenar Nascimento (UFBA) e Louise Anunciação (UFBA). O evento foi realizado em 2010 no Campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Recife-PE.
Assim, entra para a agenda de eventos da Arquivologia o primeiro fórum regional ARQUIFES, produzido em solo nordestino, em que uma das finalidades foi confirmar a realização do II ENARQUIFES em 2011 na Região Nordeste.
A partir do II ARQUIFES, a região norte integra-se à região nordeste. Desde então, o fórum passou a ser inter-regional, representando as duas regiões, conforme solicitação dos representantes da Região Norte do Comitê Nacional de Arquivistas das IFES (CNIFES).
O retrospecto histórico de todas as edições do fórum, encontra-se condensado no quadro a seguir. Destaca-se os temas (quando houver), instituições responsáveis pela realização, locais e datas de realização.
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página